Saber se tem lipedema é muito fácil. Se encontrar seis dos pontos da lista que discriminamos a seguir, é muito provável que tenha lipedema. Nesse caso, recomendamos que marque uma consulta na nossa clínica para avaliar o seu caso.

  1. Hereditariedade: pode ter parentes com situação semelhante à sua, até mesmo no ramo paterno.
  2. Evolução: a mudança na forma das pernas começa na puberdade ou aumenta com alguma mudança hormonal (gravidez, menopausa, pílula anticoncepcional, etc.)
  3. Dor espontânea: se sentir dor nos braços ou nas pernas mesmo quando está em repouso. Essa dor pode aumentar com o exercício e impossibilitar a sua prática.
  4. Hipersensibilidade: Se tiver dor quando alguém se inclina sobre as suas pernas ou agarra o seu braço. O paciente pode parecer ser muito mais sensível do que as outras pessoas.
  5. Sensação de peso ou pernas inchadas: No caso de ter uma sensação contínua de peso e pressão nas pernas, que não tende a desaparecer com medidas como levantar as pernas.
  6. Distribuição característica: apresenta nítida desproporção entre o tronco e as pernas ou braços (os membros com claramente muito mais volume de gordura).
  7. Mãos e pés não afetados: ao contrário do resto do membro, não há acúmulo de gordura nos pés e mãos.
  8. Tendência a hematomas: Frequentemente, o paciente “encontra” hematomas nas pernas sem saber a sua origem ou aparecem com pequenos traumas.
  9. Consistência dura e nodularidade: a gordura da perna ou do braço têm uma consistência mais dura do que a gordura abdominal e, às vezes, apresenta nódulos.
  10. Sem resposta à dieta: com a dieta, tende a perder volume no rosto, tronco e peito, com perda mínima nas pernas ou braços.
  11. Sem resposta ao exercício físico: com diferentes tipos de exercício, mesmo que constante e de forte intensidade, a perda de volume é mínima nas pernas ou braços.
  12. Dificuldade de diagnóstico e frustração: muitas vezes foi mal diagnosticada e consultou vários médicos. “É genético”, “são pernas cansadas”, “é por má circulação”, “é obesidade e não há um bom seguimento da dieta”, são diagnósticos habitualmente recebidos. Após anos de evolução desta doença, pode sentir-se muito frustrado e incompreendido.

Se tem pelo menos seis dessas características, é aconselhável solicitar a avaliação com o Prof. Dr. Olivas Menayo, especialista em lipedema em Lisboa, para avaliar o seu caso e propor o tratamento mais adequado.

Agendamento de Consulta