Mamoplastia de aumento – Aumento de mama em Lisboa com o cirurgião plástico Prof. Dr. Olivas Menayo

O que é o aumento mamario?

A Mamoplastia de aumento ou aumento mamário é a intervenção que mais realizamos na nossa clínica estética e, provavelmente, a que traz mais satisfação às nossas doentes. Só em Portugal, mais de 7.000 operações de aumento mamário são realizadas todos os anos.

O peito é um elemento chave na beleza e proporcionalidade da mulher. É também um sinal de feminilidade desde a antiguidade. A experiência na execução desta técnica, desde há muitos anos, e todos os estudos que temos na atualidade garantem-nos que é uma intervenção segura com muito bons resultados.

Tanto nas mulheres com hipoplasia (seios pequenos) desde a puberdade, como nas que perderam volume após a gravidez, o aumento mamário com próteses mamárias de boa qualidade produzem resultados excelentes e duradouros.

A Mamoplastia de Aumento, também denominada Aumento Mamário, é a técnica através da qual o cirurgião plástico pode aumentar o volume da mama, melhorando também a sua forma.

A primeira consulta de aumento mamário

Na sua primeira consulta com o Prof. Dr. Olivas Menayo, poderá saber em primeira mão os detalhes do procedimento mais adequado para si. Posteriormente, o doutor irá fazer uma série de medições no seu tórax para definir as melhores opções no seu caso específico e irá recomendar um intervalo de volumes e formas de implantes mamários.

office emergency room clinic

Em seguida, será realizada uma SIMULAÇÃO: Utilizando sizers (sutiãs com volume) onde poderá ver uma aproximação do tamanho e formato que cada prótese lhe vai dar, para escolher a que mais lhe convém.

O Prof. Dr. Olivas Menayo não realiza simulação virtual 3D porque dão falsas expectativas e é mais propriamente uma ferramenta de marketing e vendas do que uma ferramenta recomendada para uso médico.

Escolha do tipo de implante mamário

A escolha do tipo de implante (forma e volume) deve ser um acordo entre o cirurgião e a utente. Desconfie sempre de um cirurgião que escolhe tudo por si, pois não há duas mulheres iguais. A utente deve ter participação ativa no processo de seleção da prótese.

O Prof. Dr. Olivas Menayo fará uma recomendação personalizada de acordo com seus gostos e medidas, mas sempre entre uma gama de volumes que dão naturalidade e segurança à utente. Nunca colocamos volumes excessivos, que podem produzir um mau resultado a curto ou longo prazo ou que ponham em risco a saúde das nossas doentes.

Colocação de implante mamário na cirurgia de aumento de mama

Existem três vias de abordagens possíveis (cicatrizes) para fazer o aumento mamário. O mais utilizado, devido aos seus excelentes resultados estéticos e sua segurança, é o SUBMAMARIO (no sulco, abaixo do peito). Com o tempo, essa pequena cicatriz (3-4cm) confunde-se com a ruga do sulco. Outros acessos possíveis dependendo das características da utente são a AREOLAR (pela margem externa inferior da aréola) ou a AXILAR (pela axila). O Prof. Dr. Olivas Menayo recomendará qual é o melhor para o seu caso individual.

Existem também três posições onde colocar o implante. A posição submuscular (abaixo do músculo peitoral maior) é a mais utilizada e recomendada para a maioria dos pacientes. Esta colocação fornece o melhor resultado estético e é o mais seguro, exceto em casos particulares. Outras possibilidades são Subfascial e Subglandular.

A Nossa técnica de aumento de mama

O Prof. Dr. Olivas Menayo realiza uma técnica de aumento dos seios, em que prevalece a recuperação rápida. O tratamento cuidadoso dos tecidos, a separação do músculo com um eletrocautério avançado, a eficiência no tempo cirúrgico, a inserção do implante sem traumatizar a mama e a não utilização de drenos, fazem com que as nossas pacientes recuperem muito mais cedo e tenham muito menos desconforto após a cirurgia mamária.

No caso dos implantes mamários submusculares (abaixo do músculo), como na maioria dos casos, o desconforto no pós-operatório pode ser um pouco maior nos primeiros dias, mas o melhor resultado estético e melhor função dos implantes de mama a longo prazo, justifica esse pequeno esforço.

Não utilizamos drenos na grande maioria dos casos, pois realizamos uma boa técnica. A utilização de drenos não são necessários na maioria das nossas cirurgias, podem até ser prejudiciais, pois causam mais dor, uma cicatriz lateral e um maior risco de infeção, de acordo com vários estudos científicos.

Com a nossa técnica No-Touch introduziremos o implante sem que entre em contato com nenhum outro elemento, apenas tocado pelas luvas trocadas recentemente pelo cirurgião. Essa técnica minimiza o risco de infeção e contratura capsular.

A intervenção será realizada em ambiente hospitalar, com todos os meios (Anestesista com larga experiência em Cirurgia Plástica, especialista em enfermagem, auxiliares etc …). Admissão na unidade, com uma noite de internamento incluída no preço e instalações com UCI avançada. Seriedade e qualidade são a nossa forma de entender a Cirurgia Plástica.

Qual implante mamário mais adequado para mim?

Os implantes que utilizamos hoje em dia são, na sua maioria, microtexturizados e preenchidos com silicone. Existem muitas marcas diferentes no mercado, com preços muito diferentes e diferentes processos de fabricação, garantia e serviço pós-venda.

É importante saber que existem dois tipos de formato de prótese mamária: Redonda e Anatómica.

Os Implantes Anatómicos preenchem o tórax de forma mais proporcional e, portanto, tendem a dar um resultado mais natural nas utentes muito magras ou com seios muito pequenos, pois dão uma aparência mais lisa, fazendo com que a mama apareça de forma progressiva a partir do decote. Uma das desvantagens dos implantes anatómicos é a rotação, que, se ocorrer, pode alterar a forma da mama.

Os Implantes Redondos preenchem mais o decote. Esses implantes não apresentam a desvantagem de rotação, porém, em utentes muito magras ou com tórax excessivamente alto ou muito largo, podem atingir resultados artificiais. Essas próteses de silicone são amplamente utilizadas em mastopexias protéticas.

O Prof. Dr. Olivas Menayo fará as suas medidas de tórax, assim como muitos outros parâmetros, a fim de orientá-la sobre o melhor implante para o seu caso, sempre dentro dos critérios de naturalidade e proporcionalidade.

Quanto tempo duram as próteses?

A duração das próteses é variável, em geral é estimada entre 15-30 anos, mas é altamente dependente de cada paciente. Estas não têm uma “data de validade”, ou seja, se as revisões de longo prazo ainda estiverem boas, não precisam ser substituídas.

Nos últimos tempos, são cada vez mais utilizados implantes com Capa de Poliuretano, que apresentam baixo índice de contratura capsular. Geralmente são úteis para casos já operados ou troca de próteses que causaram problemas, mas em algumas ocasiões podem ser uma boa escolha em casos primários (não operados previamente).

Pós-operatório do Aumento de mama

É de esperar que sinta algum desconforto ou dor (leve na grande maioria dos casos) nos primeiros 2 a 5 dias após a intervenção. Na maioria dos casos, é previsivel que possa voltar ao trabalho em 3-5 dias.

No caso das próteses submusculares (sob o músculo), como na maioria dos casos, o desconforto pode ser um pouco maior nos primeiros dias, mas o melhor resultado estético e a melhor função a longo prazo das próteses justificam este pequeno esforço.

Nas primeiras semanas, a forma e o tamanho dos implantes não serão definitivos. Aos poucos, o implante vai relaxando a pele e o resultado tornar-se-á mais natural e proporcional. Geralmente, após 3 meses, a aparência costuma ser muito boa.

Recomendações para o pós-operatório de aumento mamário

Recomendamos que a utente use um sutiã especial durante o primeiro mês, ao longo do dia. Em algumas ocasiões, também recomendaremos uma banda torácica superior.

O Prof. Dr. Olivas Menayo examinará e analizará a sua evolução alguns dias após a intervenção e, mais tarde, em 8-14 dias, serão retirados dois pontos que ficam um a cada lado da ferida (não dói). Recomendamos esperar um mês para carregar com pesos mais elevados nos braços ou para realizar exercicio fisico.

Ficha técnica

Duração: 60-90 minutos

Tipo de anestesia: geral

Tipo de internamento: Com internamento noturno em Hospital (incluido no preço).

Recuperação: 4-5 dias de desconforto / dor, muito dependente de cada paciente. 3-7 dias para o retorno ao trabalho (variável de acordo com a profissão).

Resultado final: 2-4 meses na maioria dos casos.

Agendamento de Consulta